Card Layout

HOMAGE TO CARLO MOLLINO

Galleria Paola Colombari - Milão FuoriSalone 2023

O poliédrico Alê Jordão marcou novamente presença durante a 61a edição do Salão do Móvel, maior e mais importante evento mundial do setor, e também âncora da Semana de Design de Milão. O artista paulistano participou pela 17a vez da manifestação trazendo para a "Meca" do design mundial suas peças criativas e exclusivas. O artista participou da “ HOMAGE TO CARLO MOLLINO” organizada pela Galleria Paola Colombari, no distrito de Brera, com a uma instalação em homenagem aos cinquenta anos da morte do arquiteto italiano Carlo Mollino (1905 - 1973). Eclético, o paulistano é conhecido por suas obras irreverentes. Sua visão contemporânea transforma a cultura urbana do skate e o pop punk em arte com uma linguagem única e divertida. Também conhecido como o "homem luz" no âmbito artístico internacional, Alê Jordão trouxe para Semana do Design de Milão 2023, a instalação em neon "Carnaval". "Fiquei encantado com o seu extraordinário trabalho cénico surrealista pop do ex- cinema Lutrario, hoje Dancing Le Roi, de Turim, um projeto de 1959", explica Alê Jordão que se inspirou nos efeitos de iluminação lúdicos e coloridos desenhados pelo arquiteto Carlo Mollino. "A instalação se revela através de um arco - 1 metro de largura e 2,20 metros de altura - em ferro pintado de rosa com a escrita em neon Sexy Pink". A irreverência do artista brasileiro transformou também uma das salas da Galeria Colombari em um verdadeiro salão de dança com 5 luminárias em neon de 1,60 de altura nas cores amarelo, azul, laranja, verde e rosa. "O visitante passa pelo arco e se depara com outra instalação que inspiradas nas formas geométricas coloridas em neon. As mesmas cores que Carlo Mollino utilizou no projeto do salão de baile do Lutrario".

The WALL RIDE PROJECT

2014

Ale Jordão escolheu um muro na Avenida Ipiranga - em frente ao conhecido prédio Copan - para fazer o projeto The Wall Ride Project com o objetivo de apresentar diferentes estilos dentro das artes plásticas, como grafismo, colagem, design, graffiti e fotografia como uma das maneiras de promover e divulgar a arte urbana na cidade. Foi inaugurado em 29 de setembro pelo artista Sesper e no aniversário de São Paulo de 2014 foi a vez do artista Alê Jordão fazer a intervenção Desapego - Trash Away, onde no final da exposição todos poderiam pegar livremente as obras que ali estavam expostas.

ArTeMs

2021

O Santander Brasil presenteou São Paulo com a primeira exposição de arte contemporânea em caixas eletrônicos do mundo. Quando a capital paulista completou 467 anos, 90 caixas eletrônicos funcionais de toda a cidade foram transformados em obras de arte dando início ao primeiro Caixa Eletrônico Parade. A ação tem curadoria de Carlos Trevi, coordenador do Farol Santander São Paulo, Porto Alegre e da Coleção Santander Brasil, em projeto assinado pela Suno com execução da Madai. “Os ATMs (automatic teller machine) se tornaram uma tela em branco para 30 artistas com atuação de destaque na arte de rua e em intervenções urbanas em São Paulo, referência internacional no assunto, para garantir que os caixas fossem representados por obras à altura dos artistas convidados, ALÊ JORDÃO foi um deles, utilizando da técnica de colagem de sua intervenção artística BOKA LOKA, movimento trazido da cultura sticker, em 3 caixas eletrônicos da cidade.

 

ILUMINARTE – CIDADE JARDIM

2021

A convite do CJ Shops Jardins, em São Paulo, o artista Alê Jordão participou da mostra “Iluminarte Jardins” conectando arte, natureza e tecnologia. Com curadoria de Fernanda Ingletto Vidigal e produção da AYO Cultural, o artista apresentou obras em neon em formato de cascata, “Foi inspirada no tropical do Brasil, as Cataratas do Iguaçu, um pôr-do-sol ou um arco-íris”. “A ideia da mostra é aproximar as pessoas da arte, democratizá-la, e ao mesmo tempo reconectá-las à natureza, promovendo momentos de prazer, alívio e distração, aquele “respiro” no agitado dia-a-dia da cidade. Antes de a Lei Cidade Limpa em São Paulo apagar as fachadas, a especialidade de Alê Jordão, vivia acesa pelas ruas. Com esculturas de neon, o paulistano viu esse tipo de trabalho desaparecer dos letreiros dos comércios. Assim, buscou o caminho de trazê-los de fora para dentro.

 

CASAPARK

2021

O Casapark inaugurou na noite de 11 de novembro, a Instalação de Natal criada pelo artista visual Alê Jordão, com a estrutura metálica de 7 metros de altura e 200 luzes de neon de várias cores. A obra de Alê Jordão transita entre a arte pop, o grafite e a arte cinética. Quando criança, o que mais interessava ao artista eram os playgrounds e os brinquedos de girar e escalar. Inspirado no trepa-trepa do parquinho, o artista criou a instalação de luz em que as lâmpadas neon aplicadas à estrutura dão a sensação de movimento e levam o público a descobrir palavras como fé, amor, paz e luz.